
O Hospital Ferreira Machado (HFM) deu início, neste mês, a um novo projeto de aproximação entre a direção e os pacientes internados. A ação começou pela Clínica Ortopédica e envolveu visitas leito a leito, nas alas masculina e feminina. Ao todo, já foram ouvidos 22 pacientes. A ação terá continuidade e será levada também para outras clínicas do HFM.
Segundo o diretor clínico do HFM, Hugo Calomeni, a proposta é acompanhar de perto a realidade de quem está no hospital, identificando demandas e verificando a qualidade do atendimento em todas as áreas.
“A gente começou uma visita nas enfermarias, rodamos paciente por paciente, junto com acompanhantes, para aproximar a direção do hospital. O objetivo é identificar possíveis falhas e corrigi-las, além de garantir um controle de qualidade. A ideia é dar continuidade com uma certa frequência, provavelmente uma vez por mês em todas as enfermarias”, destacou.
A iniciativa já recebeu elogios de pacientes e acompanhantes. Eliane Ferreira Braga, que acompanha o senhor Rosenilton Faria, de 73 anos, vítima de queda, contou que nunca tinha visto uma ação como essa em hospitais.
“Achei excelente. Quando a direção entrou, senti paz, uma alegria diferente. Esse contato é necessário e deveria servir de exemplo para outros hospitais. Todos vieram com simpatia, educação e trouxeram segurança, não só para os pacientes, mas também para nós que estamos aqui acompanhando. Nota 10”, afirmou.
Além de destacar a importância da escuta, Eliane elogiou a equipe de enfermagem. “As enfermeiras são excelentes, sempre prontas a ajudar. Esse corpo de profissionais, junto com a aproximação da direção, faz toda a diferença para quem está vivendo esse momento difícil”, completou.